segunda-feira, 19 de julho de 2010

Estimulação durante a alimentação...

Durante o ato de alimentar a criança, é importante:
- Na faixa etária neonatal e no início da latência. alimentar a criança sempre a segurando no colo;
- Conversar e sorrir para a criança enquanto é alimentada, dizendo-lhe o que está comendo;
- Afagá-la e tocá-la durante a alimentação;
- Proporcionar atitudes de acomodação da criança na situação alimentar, colocando-a na posição adequada, conforme o nível de seu desenvolvimento (no colo mantendo-a bem segura em "enrolamento", com a cabeça bem sustentada e os pés contra um apoio; no bebê conforto ou no cadeirão). O que facilita a sucção, deglutição e a aquisição gradativa da independência deste ato.
- Promover exercícios para que use as mãos no ato de comer, através da utilização gradativa, respeitando a idade e maturidade funcional das habilidades, de alimentos semi-sólidos e sólidos (geléias, papinhas, frutas, pedaços de pão, bolachas), fazendo-a imitar os atos adultos, incentivando-a na integração dos hábitos familiares;
- Proporcionar atividades para o treinamento de tomar líquidos por meio de copos ou xícaras;
- Exercitar uso adequado da colher, garfo e outros utensílios;
- Promover atividades para desenvolver a coloboração da criança nos atos de arrumar e tirar a mesa, estimulando-a a realizar tarefas simples, como as de colocar ou retirar da mesa utensilios menores e inquebraveis, desenvolvendo assim hábitos de cooperação nas tarefas da vida diária.
Alimentar uma criança não somente a nutre fisicamente, como também dá a ela a percepção do seu amor e interesse. A hora da refeição deve ser uma importante ocasião para aprendizagem e socialização.
Usualmente é melhor segurar a criança em seu colo enquanto a alimenta. Sente-se em uma cadeira confortavelmente para que você possa relaxar e segurando-a nos seus braços. Certifique-se de que o leite esteja na temperatura ambiente e goteje facilmente pelo bico da mamadeira, mas não uma torrente rapida. A criança provavelmente tomará parte ativa de sua própria alimentação. Quando o bico toca sua bochecha ou o canto de sua boca, ela se volta ao encontro dele novamente.
Algumas crianças sugam forte e constantemente com uma especie de comportamento voraz. Outras sugam alguns minutos, descansam, e então recomeçam. Se ela tornar-se tão ativa ou excitada a ponto de perder o bico, e começar a chorar acalme-a antes de lhe dar o bico novamente.
Alimentação levará de 20 a 30 minutos e é importante que você contimue a segurá-la até que tenha terminado e se sinta satisfeita, e então estara pronta para dormir ou brincar.
Quando você lhe der alimentos sólidos pela primeira vez, é seguro fazê-lo numa posição ereta. Ela será alimentada com uma colher, o que lhe dá sensação muito diferente do bico da mamadeira. Vai descobrir que comidas trituradas tem uma nova consistencia e novos sabores.
Algumas crianças explicitarão claramente sobre o tipo de comida que gostam ou não gostam, outras comerão qualquer coisa. Fale com a criança mais frequentemente agora, na hora de sua alimentação. Ela estará mais alerta enquanto come e pronta para notar o que acontece ao seu redor.
Faça a hora da alimentação uma ocasião que você e a criança aproveitem o contato e as informações sensoriais que esta proporciona.
Quando fizer seis meses, vai alcaçar sua própria mamadeira e com um pequena esforço guiá-la até sua boca. Ela pode alcançae a colher e a mamadeira e jogá-las longe se não quiser. Você pode se sentir tentada a segurar seus braços para que não atrapalhem, mas isso não seria uma coisa inteligente a se fazer. É melhor não lutar com ela e sim lhe dar alguma coisa para segurar, como um pedaço de pão, ou um brinquedo ou outra colher.
Se você abrir sua boca quando lhe dá comida, ela deve imitá-la. Com sete ou oito meses pode sentar em seu cadeirão para se alimentar de sólidos, embora ainda relaxe em seu colo para a mamadeira.
Com essa mesma idade estará apta a se alimentar com um biscoito e você deve deixá-la fazer isso, pois lhe dá outra oportunidade de tomar parte ativa de sua própria alimentação. Ela pode não comer muito, mas irá olhar, sentir o sabor, o cheiro, mordê-lo e fazer os movimentos de mastigação e deglutição. Ela melhora com a prática e aproveita melhor o alimento consumido, pode fazer coisas por si mesma. De pequenas coisas como estas, a criança tira experiências que irão ajudá-la a construir um senso de autoconfiança e ensinar que pode fazer.
Mais tarde, quando tiver 10 ou 12 meses estará apta a pegar pequenas porções de comida não triturada, como migalhas sobre a mesa, com pedaços que terá que mastigar antes de engolir. Mastigação é geralmente bem desenvolvida aos 8 ou 9 meses, tendo dentes ou não.
A parte ativa da criança na refeição deve ser uma coisa a que esteja acostumada. Você pode lhe dar alimentos para comer com os dedos, como pedaços de carne, vegetais, frutas ou cereais. Ela também pode ter a chance de se alimentar com a colher, mas você deve estar lá para ajudá-la. É uma arte saber quando deixá-la fazer sozinha e quando fazer por ela.
Para você a hora da refeição pode parecer mais dificil quando ela tem entre 12 e 18 meses. Já pode andar sozinha e brincar quando estiver sentada em seu cadeirão. É mais independente e decidida, e não tão cooperativa quanto costumava a ser. Insiste em alimentar-se sozinha, e também durante esta época está interessada em jogar coisas e comidas e especialmente em enfiar suas mãos em alimentos macios.
Por algum tempo sua auto-alimentação será uma mistura de alimentação com colher, com os dedos e com xícara. Aos 18 meses deve estar bem acostumada a levar comida até sua boca sem derramá-la, mas algum alimento invariavelmente cairá no chão, em seu rosto ou no seu cabelo. Por outro lado, alimentá-la completamente vai mantê-la muito infantil e passiva. Tente alcaçar um meio termo e tolerar a bagunça, que será momentânea.
A partir de 21 a 24 meses, a criança que teve uma ajuda adequada na aprendizagem pode aimentar-se sozinha bastante melhor na maior parte do tempo. Ela estará apta a sentar-se à mesa. Dê pequemas porções de comida no começo e aumente gradativamente de acordo com as necessidades da criança. A hora de se sentar à mesa com os outros é importante, porque pode ouvir conversas e risadas. Algumas coisas serão ditas a ela, que permanecerá a maoir parte do tempo olhando e ouvindo entre colheradas.
Se a criança esta no grupo de uma creche, estará com outras crianças. O momento da refeição ocorrerá mais tranquilamente quando somente duas ou três crianças são alimentadas juntas.
Não espere que toda criança coma no mesmo ritmo. Uma criança pode passar 15 agradáveis minutos comendo um prato cheio de cereais, enquanto a criança a seu lado pode precisar de ajuda após a primeira colherada. Uma criança ansiosa pela comida deve ser ensinada a ser paciente, mas somente se entende que você vai providenciar-lhe comida.
Brêtas, J.R.S; Cuidados com o desenvolvimento psicomotor e emocional da criança: do nascimento a três anos de idade. São Paulo: Iátria, 2006.
Se mesmo estimulada, a criança persistir em não conseguir acompanhar as etapas do desenvolvimento; procure ajuda de um Terapeuta Ocupacional.

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