Atividade = Termo que descreve uma classe de ações humanas que têm um propósito. A natureza e a magnitude de funcionamento ao nível da pessoa. As atividades podem ser limitadas em duração e qualidade. Ação produtiva necessária ao desenvolvimento, maturação e emprego de funções sensorial, motora, social, psicológica e cognitiva.
Atividade diática = atividade envolvendo outra pessoa.
Atividade envolvida = realização de múltiplas atividades em um período de tempo determinado.
Atividade graduada = atividade modificada em uma ou mais de uma variedade com o objetivo de dar informação ou estímulo terapêutico apropriado a uma pessoa.
Atividade proposital = "Atividade usada em tratamento e é um objetivo direcionado e que... (cliente) vê como significativa ou intencional. Ações que são direcionadas aos objetivos.
Atividade sexual = participação em atividades que resultam em satisfação sexual.
Atividades apropriadas a idade = atividades e materiais compatíveis com os utilizados por individuos sem incapacidades e da mesma faixa etária em uma mesma cultura.
Atividades criativas = tarefas que encorajem a expressão.
Atividades da vida diária (AVD) = atividades referentes ao autocuidado; atividades básicas da vida diária (ABVD); atividades pessoais da vida diária (APVD).
Atividades de acesso social = tarefas envolvendo a interação.
Atividade de cuidado indireto do paciente = programação, determinação, supervisão, documentação, reuniões, educação, etc.
Atividades de cuidados pessoais = atividades pessoais, o desempenho do indivíduo para preparar-se para algo e manter uma rotina diária.
Atividades de lazer = (AVL) tarefas realizadas por prazer.
Atividades de lazer ou jogo= atividades intrinsecamente motivadas para distração, relaxamento e divertimento espontâneo, ou auto-expressão.
Atividades democráticas comunitárias = oportunidades de participação no desenvolvimento da comunidade como um todo.
Atividades educacionais = participar de um ambiente de aprendizado por intermédio da escola, comunidade ou por atividades patrocinadas pelo trabalho, como a exploração de interesses educacionais, frequentar aulas, administrar tarefas e contribuir para experiências em grupo.
Atividades espirituais = tarefas baseadas em religião ou espiritualidade.
Atividades estruturadas = atividades que têm regras e podem ser fragmentadas em passos manejáveis que foram pré-planejados e pré-organizados.
Atividades físicas = tarefas que empregam habilidades sensoriais motoras.
Atividades instrumentais da vida diária = (AIVD/AVP) atividades orientadas para a interação com o ambiente e que às vezes são complexas. As AIVD´s são geralmente de natureza opcional, ou seja, pode ser delegada a outro. Atividades essenciais de manutenção pessoal usadas para medir a capacidade de vida independente e que não são consideradas atividades básicas da vida diária ou tarefas de cuidados pessoais.
Atividades não estruturadas = atividades que nõ são pré-planejadas ou fragmentadas em etapas.
Atividades produtivas = trabalho substitui tarefas.
Atividades projetivas = estímulo ambíguo em que o indivíduo pode projetar necessidades internas, pensamentos, sentimentos e interesses.
Atividades terapêuticas = atividades dentro dos limites das capacidades física, social ou cognitiva dos pacientes.
Atividades vocacionais = participação em atividades relacionadas ao trabalho.
Fonte: diconário de terapia ocupacional, 4º edição.
ANÁLISE DE ATIVIDADES = Procedimento próprio e exclusivo do terapeuta Ocupacional, que avalia o movimento como um todo, e suas partes componentes, identificando as operações motoras realizadas e suas estruturas morfofisiológicas. Analisa todos os aspectos da vida cotidiana de uma pessoa, ou seja, auto cuidados, trabalho e lazer, bem como a gama de movimentos que se referem a complexidade das atividades e suas especificidades. São realizadas com o objetivo de selecionar os meios como utilizá-las. A escolha da técnica a ser utilizada e sua indicação deve observar as necessidades, interesses e vocações dos clientes e as exigências do modelo teórico ou da abordagem. As atividades devem ser previamente selecionadas, analisadas e adaptadas de forma individualizada para cada cliente, visando um objetivo terapêutico definido. A Análise de Atividades compreende a divisão de atividades em fases definidas, operacionalizadas e de forma sequencial. Devem ser observados os componentes estáveis e situacionais, avaliando ainda o tipo de desempenho necessário para realizar a atividade prescrita dentro dos enfoques cognitivos, motores, afetivos e perceptivos. O grau de complexidade da atividade terpêutica envolve a definição do instrumental, dos materiais permanentes e de consumo utilizados, bem como o ambiente, aspectos de segurança e fatores de risco.
Fonte: www.crefito.com.br
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