quarta-feira, 21 de julho de 2010

Acessibilidade Arquitetônica


Daí a gente SEMPRE escuta falar... "É obrigação de quem?" "O que eu ganho por isso?" "Aqui nunca veio pessoas com deficiência...".
Como? Como sair de casa com toda essa arquitetura pobre... Degrau para todo lado, empecilhos no meio da calçada (poste, areia, obstáculos) que dificultam também para quem não necessita de auxilios para locomoção.
Experimente um dia andar em uma cadeira de rodas, ou com a visão e/ou audição oculta. Coloque sensibilidade na sua consciência... isso é um direito e dever de TODOS - acessibilidade! É o direito de ir e vir, com independência.
A limitação pode ser temporária e/ou definitiva; li em um blog esses dias uma frase, acredito ser a frase ideal para a acessibilidade arquitetônica: "SE O LUGAR NÃO ESTÁ PRONTO PARA RECEBER TODAS AS PESSOAS, ENTÃO O LUGAR É DEFICIENTE" ( Thais Frota - http://thaisfrota.wordpress.com ).


Acessibilidade é lei.

Para maiores informações: Norma brasileira ABNT NBR9050


Certificado de acessibilidade
O que é o Selo de Acessibilidade?

É o selo afixado nas edificações, espaços, transportes coletivos, mobiliário e equipamentos que garantem a acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme Decreto 45.552, de 29 de novembro de 2004. Obrigatoriamente, deverá ser afixado nas edificações mencionadas nas Leis 11.345/93 e 11.424/93, 12.815/99 e 12.821/99, regulamentadas pelo Decreto 45.122/04, que possuam Certificado de Acessibilidade. Os locais que possuem o selo têm condições que asseguram o acesso, circulação e permanência de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. (http://www.arquitetura.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário